LinkFaceBook

Artigo 45º - Princípios - “Controlar um cavalo não é apenas guiá-lo, mas também dominar cada um de seus movimentos. O melhor cavalo de Rédeas deverá mostrar-se voluntariamente guiado ou controlado com pouca ou nenhuma resistência aparente, atendendo aos comandos por completo. Qualquer movimento dele próprio deve ser considerado como falta de controle. Todos os desvios do percurso exato descrito devem ser considerados falta ou perda de controle temporário e, assim sendo deverá ser marcado como falta, de acordo com a severidade do desvio. Após deduzir todas as faltas estabelecidas contra o percurso descrito e o desempenho geral do cavalo, os créditos deverão ser aplicados para a suavidade, sutileza, atitude, rapidez e autoridade para desempenhar várias manobras, enquanto empregando controle de velocidade criando grau de dificuldade e tornando a apresentação mais emocionante e prazerosa para a plateia”.

Artigo 46º - Manobras - O julgamento de um cavalo de Rédeas será baseado na execução de grupo de manobras na sequência definida para cada percurso. As manobras determinadas para os percursos são:

a) Entrada: a entrada mostra o cavalão do portão de entrada ao centro da arena para iniciar o percurso. O cavalo deve parecer relaxado e confiante. Qualquer ação que criar uma aparência de intimidação, incluindo iniciar mal alguma coisa e parando, ou checando é uma falta a qual deverá ser incluída, de acordo com a severidade, no resultado da qualidade da primeira manobra. Nos percursos que são determinados, a entrada ao passo, é permitido entrar ao trote, porem antes de partir à galope o cavalo deve estar ao passo ou parado, caso contrario será penalizado (2 pontos).

b) Esbarro: É o ato de diminuir a velocidade do cavalo, do galope para a posição da parada, trazendo os posteriores embaixo do corpo do cavalo, numa posição fixa e deslizando com ambas as patas traseiras numa linha reta, sem variação da garupa, mantendo uma movimentação para frente e seus anteriores em contato intermitente com o solo.

c) Spins: São uma série de giros de 360º, executados sobre o posterior (interno) fixo no solo, sem que a garupa saia da posição durante a completa execução da manobra. Devendo demonstrar cadência na velocidade, sutileza, suavidade e atitude, tanto para a esquerda quanto para a direita. A propulsão do Spin é auxiliado pelo posterior externo e os anteriores.

d) Rollbacks: São giros 180º sobre os posteriores completados após o esbarro, girando em direção oposta e partindo ao galope como um movimento continuo sem pausa. Porem, uma pausa ligeira para recompor os posteriores ou equilíbrio, não deve ser julgado como pausa. O cavalo não deve dar passo a frente ou recuar antes do Rollbacks (giro)

e) Círculos: São manobras ao galope designadas com velocidade e tamanho, as quais demonstram controle, disposição para ser guiado, grau de dificuldade na velocidade e nas mudanças de velocidade. Os círculos deverão ser executados na mesma área geográfica na arena, conforme o percurso e deverão ter um ponto central comum. Devendo apresentar nitidamente a diferença na velocidade e tamanho do circulo pequeno e lento e circulo grande e rápido. A velocidade e tamanhos deverão ser similares, tanto nos círculos para a direita quanto para a esquerda.

f) Recuos: É uma manobra requisitada para que o cavalo se mova ao reverso, em linha reta e distancia no percurso de pelo menos 3 metros.

g) Pausa: É o ato de demonstra a habilidade do cavalo em permanecer parado de maneira relaxada durante o momento descrito nos percursos. Todos os percursos da ANCR é exigido a pausa no final de cada percurso para determinar ao juiz (es) o término completo do percurso.

h) Trocas de Mãos: É o ato de o cavalo trocar seus anteriores e posteriores ao galope, enquanto muda de direção. A troca de mão deve ser executada apo galope sem quebra de movimento ou velocidade, na exata posição geográfica na arena conforme descrição do percurso. A troca e anterior e posterior (mão e pé) devem se dar no mesmo galão para evitar penalidade.

i) Run downs e Run arounds: São as corridas em linha reta pelo meio da arena, e corridas pelas laterais da arena. Tanto nestas corridas como nas ao redor das extremidades da arena (Run-Arounds) deve-se demonstrar controle e aumento gradual de velocidade para o esbarro.

Artigo 47º - Sistema de Notas e Pontuação: As notas serão dadas na base de 0 (zero) a infinito. As pontuações quanto à qualidade da manobra e as penalidades serão somadas algebricamente e acrescidas à nota 70 dando como resultado a nota final do conjunto competidor.

Parágrafo 1º - As pontuações referentes às penalidades não deverão interferir com a validação da qualidade de cada manobra, cada uma será avaliada em separado, e assim sendo anotado na planilha de julgamento.

Artigo 48º - A pontuação referente a qualidade das manobras será atribuída da forma a seguir:

- 1 ½ pontos – Manobra extremamente fraca.

- 1 ponto - Manobra muito fraca.

- ½ ponto – Manobra fraca

0 ponto - Manobra correta sem grau de dificuldade.

+ ½ - Manobra boa

+ 1 – Manobra muito boa

+ 1 ½ - Manobra excelente.

Artigo 49º - As pontuações referentes a penalidades serão as seguintes:

a) Penalidade que conduzem a desclassificação

a.1. Infração de qualquer Lei Estadual ou Federal que existam, em relação à exibição, cuidado, e custódia de cavalos dentro do estado ou país onde uma prova de Rédeas da ANCR está acontecendo;

a.2. Abuso de um animal na arena do evento e/ou evidência que um ato de abuso aconteceu antes ou durante a exibição de um cavalo em competição;

- Se o juiz perceber que foi usado alguma camuflagem (por ex. spray de prata) para cobrir possível abuso no cavalo, ele pode desclassificar o competidor. Uso de spray de prata ou outras substâncias que tingem pode resultar em desclassificação.

a.3. Uso de equipamento ilegal, inclusive arame em freios, bosais ou barbela só de corrente.

a.4. Uso de freios ilegais, bosais ou freio com bocal de corrente.

a.5. Uso de peiteiras com taxas e pregos, gamarras, martingale, focinheiras e/ou fechador de boca;

a.6. Uso de chicotes ou pingalins / ou similares;

a.7. Uso de qualquer recurso que altere o movimento ou circulação da cauda;

a.8. Falta em desmontar e / ou apresentar o cavalo e equipamento para o juiz responsável pela inspeção;

a.9. Desrespeito ou má-conduta pelo competidor.

a.10. Em qualquer categoria, o juiz tem autoridade para pedir para retirar ou alterar qualquer equipamento que é inseguro, ou em sua opinião que poderá dar vantagens ao competidor

a.11. O juiz pode dispensar um cavalo a qualquer hora, enquanto na arena, por condições inseguras ou apresentação imprópria em relação a ambos – o cavaleiro e / ou cavalo.

a.12. Uso de rédeas fechadas não são permitidas exceto romal padrão e “mecates” em bridões e bosal.

b. Penalidades que conduzem a nota final zero

b1. Uso de mais de um dedo além do indicador / ou o primeiro dedo entre as rédeas;

b.2. Uso de duas mãos ou trocar as mão. (exceção nas classes Snaffle Bit ou Hackamore ou Aberto nível 1 e Amador nível 1 designadas para duas mãos) ou trocar de mão.

b.2. Uso de romal diferente de como definido no parágrafo deste artigo.

b.4. Não completar o percurso como descrito;

b.5. Executar as manobras diferentes da ordem especificada.

b.6. A inclusão de manobras não especificadas, incluindo, mas não limitadas a:

- Recuar mais de 4 passos

- virar mais de 90 graus

- iniciado a galope, e ocorrer uma parada completa antes da primeira marca.

(Exceção: uma parada completa no 1º quarto de um círculo depois de uma partida a galope não é para ser considerada uma inclusão de manobra; e sim uma penalidade de 2 pontos por quebra de movimento).

b.7. Falha de equipamento que atrase a conclusão de percurso

b.8. Empacar ou recusar o comando atrasando a conclusão do percurso.

b.9. Disparar ou falha no controle do cavalo tornando-se impossível distinguir se o cavaleiro esta no percurso controlado

b.10. Trotar mais de meio círculo ou metade do comprimento da arena;

b.11. Espinar mais que ¼ de volta;

b.12. Queda do cavalo ou cavaleiro. Um cavalo é considerado ter caído quando encostar sua paleta e/ou anca e/ou parte inferior do corpo no chão;

b.13. Queda das rédeas em contato com o solo quando o cavalo estiver em movimento.

b.14. Deixar de usar traje western apropriado como descrito no Manual da ANCR,

c. Serão objeto de uma Penalidade de cinco (5) pontos:

c.1. Esporear na frente da barrigueira;

c.2. Uso de qualquer mão para induzir medo ou agrado;

c.3. Segurar a sela com qualquer uma das mãos.;

c.4. desobediência óbvia incluindo coice, mordida, pulo, empinar e golpear.

d. Serão objeto de uma Penalidade de dois(2) pontos:

d.1. quebra de movimento a galope

d.2. congelamento em spins ou rollbacks

d.3. nos percursos que se entra ao passo, começar a galopar antes do centro da pista e/ou não executar a partida de mão parado ou ao passo;

d.4. nos percursos que se entra ao galope, falha em não estar ao galope antes da primeira marca ou quebrar o movimento antes da primeira marca.

d.5. se o cavalo não ultrapassar a marca especificada antes de iniciar um esbarro (queimar a marca) e. Iniciar ou executar círculos ou figura oito ( 8 ) na mão errada serão penalizados como segue:

e.1. Cada vez que um cavalo estiver na mão errada, o juiz deve penalizar por 1 ponto. A penalidade por estar na mão errada é cumulativa, e o juiz somará 1 ponto de penalidade para cada ¼ da circunferência de um círculo ou qualquer parte que um cavalo esteja na mão errada.

e.2. Um juiz deve penalizar um cavalo em ½ ponto por troca de mão atrasada em 1 galão onde a troca de mão é exigida conforme a descrição de percurso.

f. Finalizações com ½ ponto por começar um círculo trotando ou saída do rollback trotando até 4 passos. Trotar além de 4 passos, mas menos de ½ circulo ou metade do comprimento da arena , corresponderá a penalidade de 2 pontos.

g. Penalizar em ½ ponto por mais ou por mais de 1/8 de volta na parada do spin; mais de 1/8 até ¼ de volta na parada do spin, acarretará penalidade de 1 ponto.

h. Em percursos que requerem o “run-around”, não estar na mão correta antes no inicio do contorno no fim da arena serão penalizados como segue: para uma metade (1/2) da volta ou menos, 1 ponto de penalidade; para mais que uma metade (1/2) da volta , dois (2) pontos de penalidade.

i. Haverá uma penalidade de ½ ponto por deixar de manter a distancia de um mínimo de 6 metros da parede ou cerca ao aproximar-se de um esbarro e/ou rollback.

Parágrafo 1º - Excesso de rédea pode ser endireitado em qualquer lugar que um cavalo é permitido estar completamente parado durante um percurso. Quando usando um romal, a mão do cavaleiro deverá estar ao redor da rédea com o pulso reto e relaxado, com o polegar para cima e a mão fechada nas rédeas; nenhum dedo, entre as rédeas é permitido. A mão livre deve ser usada para segurar o romal, desde que segurada em uma posição relaxada e a pelo menos 16” (45 cm) de romal da mão livre para a mão da rédea . O uso da mão livre enquanto segurar o romal para alterar a tensão ou comprimento das rédeas do freio para a mão de rédea é considerado uso de duas mãos, acarretando nota 0 (zero), com a exceção de qualquer lugar em que ao cavalo é permitido estar completamente parado durante o percurso.

Parágrafo 2º - Em eventos com uma só parada classificatória a nota zero na desclassificação eliminam o competidor da passada final. Em eventos com duas ou mais passadas a nota zero será computada para definição dos classificados à passada final, mas no caso de desclassificação em qualquer passada classificatória o concorrente estará automaticamente eliminado.

Artigo 50º - Os juízes não precisam entrar em conferência para anotar qualquer penalidade ou nota de manobra antes de dar o resultado final. Se uma penalidade de desclassificação, 0 (zero) e 5 pontos) não estiver clara, havendo dúvida, o juiz submeterá seu resultado a conferência através de uma revisão no vídeo oficial no próximo acerto da pista (rastelo) ou logo que possível. Os juízes deverão determinar via vídeo e conferência se houve realmente a penalidade, ocorrendo a penalidade esta deverá ser aplicada. Entretanto, se nenhuma penalidade ocorrer, o resultado será anunciado conforme a nota dada originalmente. Nenhum juiz deverá alterar sua nota pela conferência ou pelo vídeo. A decisão de cada juiz é individual e baseado nessa decisão para uma conferência ou revisão no vídeo. O uso do equipamento de vídeo pelos juízes é permitido somente se todos os competidores estiverem sendo filmados.

Artigo 51º - O juiz terá a autoridade para retirar qualquer competidor de um evento em que ele esteja julgando, se o competidor mencionado mostrar algum desrespeito ou má conduta de maneira não profissional.

Artigo 52º - Todos os cavaleiros devem desmontar e retirar o freio para apresentação ao juiz designado. O cavalo deve estar presente e o freio retirado pelo cavaleiro ou por um representante designado, onde deverão ser vistoriados por um juiz de equipamentos na saída da arena ou próximo a ela durante o pré ou postcheck. Detectado no equipamento alguma causa para desclassificação o cavaleiro ou seu representante, treinador ou guardião, pode nesse momento aceitar a desclassificação e permitir ao juiz de equipamento alterar a mudança apropriada na planilha ou requerer outro juiz para conferir o ocorrido. Se exigido, o juiz de equipamento conferirá com outros juízes logo que possível. Importante: Deixar de cumprir este procedimento resultará em desclassificação.

Artigo 53º - Os juízes serão as únicas pessoas responsáveis em determinar se um cavaleiro completou o percurso corretamente como descrito.

Artigo 54º - Um competidor ou proprietário na categoria respectiva pode pedir uma revisão de uma penalidade de zero (0) e cinco (5) pontos). O juiz (es) tem o direito para negar ou aceitar o pedido. Se aceito pelo juiz (es) ele/ela deve ter certeza que a categoria inteira foi filmada por um cinegrafista oficial. O pedido deve ser feito antes de trinta (30) minutos depois da última corrida do dia e antes do juiz(es) deixarem as dependências do evento no dia. Competidores ou proprietários não podem ter contato direto com o juiz (es) durante o processo inteiro de pedir uma revisão. O pedido deve ser submetido a um membro da Diretoria ou Conselho Administrativo da ANCR que levará o pedido ao juiz (es).

Artigo 55º - ANCR permite ao juiz a opção de conceder uma nova chance a qualquer competidor que na opinião do juiz não pode completar o percurso por razões que não são do controle do cavaleiro. No momento quando uma nova chance é autorizada na opinião do juiz, o juiz deverá avisar um membro da organização do Evento de tal decisão, assim que possível.

Artigo 56º - O Comitê de Juízes da ANCR avaliará pedidos individuais de cavaleiros com necessidades especiais relativo ao uso de ajudas ao competir. No caso um indivíduo é concedido privilégios especiais, ele ou ela será concedido os privilégios mencionados por escrito e deve prover uma cópia ao comitê do evento cada vez que ele ou ela competir. O Comitê do Evento é exigido comunicar os privilégios mencionados ao Juiz (es) como também a ordem de entrada do competidor e o número do competidor antes da classe na qual ele ou ela estarão competindo.

Artigo 57º - Freestyle - As manobras de Rédeas foram originadas dos movimentos que um cavalo de lida executa com o gado, realizando seus deveres, e foi refinada ao alto nível de competição existente hoje. O Freestyle de Rédeas não só oferece uma oportunidade para usar estas manobras criativamente, mas também as ampliam para a música por meio de coreografia. Os cavaleiros são encorajados a usarem pontuações musicais que lhe permitem mostrar a habilidade atlética do cavalo a uma plateia de modo atraente.

Artigo 58º - As regras da ANCR se aplicarão, sendo as manobras exigidas listadas abaixo.

a) Um mínimo de quatro (4) spins consecutivos para a direita

b) Um mínimo de quatro (4) spins consecutivos para a esquerda

c) Um mínimo de três (3) esbarros

d) Um mínimo de uma troca de mão a galope da direita para a esquerda

e) Um mínimo de uma troca de mão a galope da esquerda para a direita

Artigo 59º - Competidores só serão julgados montados.

Artigo 60º - São permitidos aos competidores usar 2 (duas) mãos (como também uma ou nenhuma mão) e qualquer freio definido no Capitulo IX, inclusive bridões e hackamores aprovados para o uso nas classes Snaffle Bit ou Hackamore.

Artigo 61º - Deixar de executar todas as manobras exigidas ou não completar a prova dentro do tempo limite resultará em pontuação de zero (0).

Artigo 62º - Manobras adicionais como rollbacks, recuos, variações de velocidade, e manobras de Rédeas não clássicas como meia passagem e espádua dentro são aceitas no Freestyle e receberão credito apropriado. Repetições adicionais de manobras exigidas são apropriadas, mas só somará ou subtrairá das pontuações já existentes dadas para as manobras exigidas, não como pontuações adicionais.

Artigo 63º - Equipamento usado em Freestyle tem que atender aos seguintes padrões:

a) Todos os equipamentos devem ser não abusivos e humanitários de acordo com as Regras da ANCR.

b) Qualquer equipamento não especificamente legal ou em conflito com as normas de equipamento padrão deve ser não abusivo ao cavalo.

Artigo 64º - Tempo limite. Um máximo de quatro (4) minutos que incluem a introdução em pista. O prazo será contado desde o inicio da música ou desde o inicio da entrada (qualquer que seja o primeiro) e terminará com a música.

Artigo 65º - Fantasias. São permitidas mas não exigido. É colocada ênfase em executar as manobras de Rédeas em relação à música.

Artigo 66º - Adereços. São permitidos, mas em nenhum momento pode impedir a visão dos juízes do cavalo. O uso de adereços nada acrescentará à pontuação.

Artigo 67º - Freestyle pode oferecer uma classe Aberta e uma Amadora. A administração do evento reservará o direito para executá-los simultaneamente ou separadamente.

Artigo 68º - A administração do evento reservará o direito de opinar e aprovar a música ou vestimenta que podem ser impróprias ou ofensivas ao espírito e natureza do evento. A administração do evento também pode opinar e aprovar uso de iluminação especial.

Artigo 69º - Manobras exigidas no Freestyle receberão uma pontuação baseado em mérito técnico dos juízes técnicos utilizando planilhas próprias de pontuação de julgamento para o Freestyle. Manobras transitivas e outras manobras não especificas de Rédeas serão avaliadas e pontuadas de acordo em uma coluna especifica e marcada como uma pontuação de uma única manobra. Se um juiz de impressão artística for utilizado, eles tem que usar a planilha de pontuação fornecida pela ANCR e serão encorajados a incluir observações relativas ao desempenho. No caso de não haver juiz artístico, os juízes avaliarão a impressão artística na coluna especifica utilizando uma avaliação de -2 (dois) a +2 (dois). (Veja figura #9)

Artigo 70º - é responsabilidade dos juízes validarem manobras exigidas. Porem, o “scriber” deverá ser utilizado para auxiliar verificando as manobras exigidas para cada cavalo conforme percurso.

Artigo 71º - Todas as penalidades de cinco (5) pontos podem ser aplicadas exceto segurar a sela ou o pito da sela com qualquer mão, o qual é permitido.

 

Barra Patrocinadores