LinkFaceBook

Artigo 78º - Será permitido o uso de bosal, hackamore, bridão e freio que atendem o especificados nos artigos seguintes, ilustrados pelas figuras 1 e 2.

Artigo 79º -Hackamore ou Bosal deverá ser flexível, trançado, couro cru, couro ou de corda, “sendo que o miolo ou a parte interna poderá ser de couro cru ou cabo flexível com o diâmetro máximo de ¾” na mandíbula, independentemente do material estar estofado ou revestido. Bosal confeccionado com crina são proibidos. Também é ilegal o uso de hackamore mecânico.

Artigo 80º - O bridão terá argola em “O” convencional, argola de formato oval ou argola em forma de “D” com um circulo não maior que 4” e nem menor 2”. A circunferência interior da argola deve estar livre da rédea, barbela, ou junções da cabeçada que proveriam força. O bocal deverá ser de metal redondo, oval ou ovalado, liso de desencapado. Pode ser revestido, mas liso e/ou encapado em látex. “As barras devem ser de diâmetro mínimo de 5/16” medida 1” da bochecha com uma diminuição gradual ao centro do bridão. Opcional barbela de couro é aceitável, porem barbela de corrente não são aceitáveis. Estas exigências permanecem as mesmas para todas as classes nas quais o cavaleiro possa usar o bridão.

Artigo 81º - Freio pode ter bocal fixo ou articulado, e pernas que atuem com ação de alavanca. Todos os freios com barbela devem estar livres de dispositivos mecânicos e devem ser considerado um freio western padrão. Um freio western deve atender:

a) 8 ½ ” de comprimento máximo de perna a ser medido como indicado na figura 1. Pernas podem ser fixas ou soltas.

b) Nos bocais, as barras devem ser de metais, redondos, ovais, ou ovalados, liso e desencapados com diâmetro 5/16” a ¾” medida 1” da bochecha. Eles põem ser revestidos, mas devem ser lisos ou encapados em látex. Nada pode ressaltar/projetar-se mais que 1/8” abaixo do bocal (barra).

c) O centro do bocal não deve ser mais alto que 3 ½”, sendo aceitável os salivadores e protetores. Os bocais articulados “halfbreed” e “spade” são padrão.

d) Não são aceitos freios que se movimentam soltos na cabeçada (gag bit). Nem os bocais em formato de argola e os de pólo achatados.

e) Quando um freio é usado, com barbela, ela poderá ser de couro ou corrente, com pelo menos ½” de largura, repouse achatado contra mandíbula, sendo livre de farpas, arame, e /ou torções.

Parágrafo 1° - Exceção às Classes Snaffle Bit, Freestyle, e também as classes Aberto nível 1 e Amador nível 1, que é permitido o uso de duas mãos, somente uma das mãos pode ser usada nas rédeas, e a mão não deve ser trocada. Apenas o dedo indicador poderá estar entre as rédeas. A violação esta regra resultará em penalidade e nota zero (0).

 

Barra Patrocinadores