LinkFaceBook

Artigo 35º - As regras de competição devem, além das seguintes, atender as demais determinadas neste Regulamento nos seus diversos artigos.

Paragrafo 1º - É obrigatório a todos os competidores o uso de traje western durante sua apresentação, o que inclui camisa de manga comprida, chapéu western, botas, sendo permitido o uso de jaquetas, coletes e suéteres sobre a camisa.

Artigo 36º - Caso haja empate de dois ou mais competidores na final de uma competição, no desempate para definição do primeiro lugar será utilizado o mesmo percurso e ordem de entrada; entretanto, não haverá mais do que um desempate decisivo. Caso ocorra novo empate estes competidores serão denominados co-campeões

e dividirão a premiação em dinheiro correspondentes aos primeiros lugares.

Parágrafo 1º - A Diretoria da ANCR poderá, caso assim concordem os competidores empatados em 1º lugar, declará-los co-campeões.

Parágrafo 2º - O desempate não será exigido para o 1º lugar na categoria Bridão/Hackamore.

Parágrafo 3º- Um cavalo que não retornar para a corrida de desempate será desclassificado.

Parágrafo 4º - Os competidores desclassificados em um desempate não podem ser colocados abaixo da posição mais baixa para a qual eles estejam empatados. Por exemplo: três competidores no desempate, no caso de uma desclassificação, o cavalo seria colocado em 3º lugar.

Parágrafo 5º - Todos os empates que não no 1º lugar permanecerão e envolverão tantas posições quanto for o numero de cavalos. Por exemplo: 4 concorrentes empatados em 3º lugar. Os prêmios em dinheiro correspondentes aos 3º, 4º, 5º e 6º lugares anterior serão somados e rateados igualmente entre os 4 colocados.

Artigo 37º - Em uma competição com passadas classificatórias, a Diretoria da ANCR determinará o numero de passadas, entretanto não haverá mais do que três passadas. As finais são consideradas passadas.

Parágrafo 1º - A quantidade de animais que avançarão às finais de competição das Categorias Amador e Aberta será definida pela Diretoria, na convocação para a competição.

Parágrafo 2º - Se por algum motivo um cavalo não possa participar das finais, a sua posição não será ocupada por outro, e o cavalo retirado da competição receberá toda a remuneração devida a ele, correspondente ao último lugar da final.

Artigo38º - Um cavaleiro da classe aberta poderá ser substituído até 01 (uma) hora antes do inicio da competição.

Parágrafo 1º - A substituição de um cavaleiro, após o inicio da competição, somente será permitida mediante a comprovação da sua impossibilidade e aprovação da Diretoria da ANCR presente ao evento, ou por consenso entre os juízes caso nenhum membro da Diretoria esteja presente.

Artigo39º - Havendo provas classificatórias, a entrada dos competidores para a final será determinada pela ordem crescente de pontuação ou por sorteio, a critério da Diretoria da ANCR.

Artigo40º - Em campeonato onde a classificação final se der pela somatória de pontos obtidos nas diversas etapas que o compõem, será adotada a tabela de pontuação apresentada neste artigo de acordo com o seguinte critério:

a) Categoria Aberta – Níveis N2, N3 e N4 – valem os pontos obtidos pelo cavalo, independentemente do cavaleiro.

b) Categoria Amador – Níveis N2, N3 e N4 valem os pontos obtidos pelo conjunto.

c) Categorias Principiante Amador e Principiante Aberta – valem os pontos obtidos pelo cavaleiro, independentemente do cavalo, mas somente será computado um resultado para pontuação do cavaleiro, em cada prova.

TABELA DE PONTUAÇÃO

01º Lugar 25 pontos

02º Lugar 18 pontos

03º Lugar 15 pontos

04º Lugar 12 pontos

05º Lugar 10 pontos

06º Lugar 08 pontos

07º Lugar 06 pontos

08º Lugar 04 pontos

09º Lugar 02 pontos

10º Lugar 01 ponto

Parágrafo 1º - Por se tratar de etapas classificatórias não haverá desempate para o 1º colocado. Caso haja empate em alguma colocação. Todos estes concorrentes receberão a pontuação referente à colocação comum.

Artigo 41º - O juiz poderá conceder ao cavaleiro uma nova chance de mostrar seu cavalo, se julgar que este cavaleiro foi prejudicado em sua apresentação por razões externas alheias à sua vontade. Nesta hipótese, o juiz deverá comunicara Diretoria imediatamente, sendo certo que a nova apresentação do competidor será depois da apresentação do último competidor da categoria.

Artigo 42º - Os cavaleiros com necessidades especiais para competir, devem encaminhar à Diretoria da ANCR por escrito, a qualificação destas necessidades quanto da sua inscrição ou em até 25 (vinte e cinco) dias anterior a data do evento. A Diretoria submeterá ao Comitê de Juízes as necessidades relatadas para avaliação.

Artigo 43º - Nenhum individuo deverá abusar ou maltratar nenhum cavalo. O abuso é definido como uma ação, ou ato falho, para a qual uma pessoa prudente, informada e experiente, conhecendo técnicas de treinamento e procedimentos de exibição consagrados, determinaria como sendo cruel, abusivo ou prejudicial à saúde do cavalo.

Parágrafo 1º - Individuo sofrerá punição, se ficar provado que o animal sofreu abuso sob quaisquer das circunstancias abaixo mencionadas.

a) O individuo participa fisicamente do abuso do animal

b) O individuo apresenta o cavalo em condições consideradas abusivas.

Parágrafo 2º - Todo cavalo desclassificado por motivo de abuso perderá o direito aos eventuais ganhos recebidos no evento. Tais ganhos materiais serão revertidos para ANCR.

Artigo44º - Todos os proprietários e cavaleiros devem conhecer e aceitar os Estatutos Sociais, Regulamentos e Penalidades da ANCR.

 

Barra Patrocinadores